terça-feira, julho 31, 2007

HOCKEY - INTRODUÇÃO

Dos lagos e rios congelados dos invernos canadenses até os jogos televisionados, disputados em arenas de alta tecnologia para 20 mil fãs, o hóquei no gelo percorreu um longo caminho. Apesar das regras e do equipamento terem mudado nos cerca de 130 anos de história do esporte, o espírito do jogo continua o mesmo. O hóquei é um esporte de velocidade e graça misturado com sofrimento e certa quantidade de violência. Essa combinação se tornou irresistível para os fãs por mais de um século. Uma multidão de 5 mil pessoas assistiu a primeira Taça Stanley em 1893. Durante a temporada de 2002/2003, o público nos jogos da Liga de Hóquei americana atingiu 20 milhões.

O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte olímpico jogado entre dois times de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco(puck). O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado no gol do oponente, marcando assim um gol. Um gol equivale a um ponto. O time com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos esportes mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores, quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 161 km/h (100 mph).

O hóquei no gelo é um dos poucos esportes que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um esporte muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de proteção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - são muito comuns em partidas.


O hóquei no gelo surgiu no Canadá, onde atualmente é o esporte nacional do país. O Canadá é o maior vencedor de competições internacionais de hóquei no gelo do mundo - como a Copa Internacional e nos Jogos Olímpicos. O esporte também é muito popular nos Estados Unidos (primariamente na região nordeste e centro-norte do país), Suécia, Rússia, República Checa, Finlândia, Eslováquia e Eslovênia, Letônia, e em menor escala, em outros países de clima temperado.

No Canadá, nos Estados Unidos e na Rússia, o hóquei no gelo é chamado simplesmente de "hóquei". O hóquei no gelo pode ser praticado ao ar livre em um dia frio, ou durante o ano inteiro, até mesmo no verão, em estádios especializados.


No Brasil o esporte foi adaptado para utilização dos patins in-line e é jogado em quadras. Mas o esporte não conta com uma divulgação nacional e é desconhecido pela grande maioria da população.

Ainda falando do Brasil, existe um grupo de amantes do Ice Hockey que criaram uma revista virtual mensal com várias notícias sobre o Hockey no mundo. Para acessar a revista basta acessar o endereço eletrônico http://www.theslot.com.br/.


Resumindo, a história do hóquei é mais do que apenas mudanças de regras e regulamentos. Uma grande quantidade de personagens, tradições bizarras e eventos estranhos marcam o desenrolar da história do hóquei. Poucos esportes podem colocar um polvo no gelo, ter um time viajando de trenó ou um troféu de campeonato sendo chutado para dentro de um canal.


Nesses artigos (Hockey - Press), conheceremos as histórias, as regras que controlam o jogo de hóquei moderno e os equipamentos usados para proteger os jogadores do disco que viaja em alta velocidade.

Nenhum comentário: