domingo, agosto 05, 2007

HOCKEY - A HISTÓRIA (PARTE 03)

As Guerras Mundiais, a Grande Depressão e as epidemias de gripe fizeram a jovem NHL mudar constantemente. Os times se juntavam à liga e depois cediam por causa da pressão financeira. Só em 1942, um período de estabilidade, a NHL conseguiu prosperar. Com a lista reduzida a seis times sólidos (os Seis Primeiros do hóquei), o novo presidente da liga, Clarence Campbell, conduziu a NHL por 25 anos de prosperidade e mais tarde conduziu a primeira grande expansão da NHL. Abaixo estão as 6 equipes:


A era dos Seis Primeiros terminou em 1967, quando a NHL dobrou de tamanho. Times foram criados em Los Angeles, São Francisco, Filadélfia, Pittsburgh, Mineápolis e St. Louis. Diversas outras franquias se uniram à liga no começo dos anos 70.


Em 1972, o time nacional da União Soviética enfrentou o time nacional do Canadá em uma série de partidas, em um campeonato que seria composto de oito partidas. Esse campeonato, que posteriomente seria conhecido como a Summit Series, tornou-se famoso devido ao encontro dos dois melhores times da época.

As partidas foram muito acirradas e concorridas, tendo sido realizadas quatro vezes no Canadá (em Montreal, Toronto, Vancouver e Winnipeg), e quatro vezes na União Soviética (todas em Moscou). O dia da última partida, realizada em Winnipeg, onde cada time possuía três vitórias, três derrotas e um empate, foi declarado feriado nacional no Canadá, e culminou na vitória do time canadense sobre o time soviético.


Em 1979, uma liga de competição, a World Hockey Association (em inglês) (Associação Mundial de Hóquei), encerrou as atividades. Quatro times da Associação se uniram à NHL. Enquanto isso, problemas financeiros forçaram alguns times a mudar e alguns acabaram.

Por aproximadamente uma década, a liga ficou estável, adotando um sistema de quatro divisões e duas conferências, com os grupos batizados com nomes de figuras importantes do passado do hóquei. A NHL tentou outra expansão nos anos 90, chefiada pelo encarregado Gary Bettman. A lista de participantes da liga permanece com 30 times, sem nenhum plano imediato de expansão.



O primeiro campeonato internacional feminino foi organizado em 1990. Até 1999, a competição era realizada a cada dois anos. Desde então, o campeonato é realizado anualmente. O Canadá venceu 8 dos 9 campeonatos realizados, e os Estados Unidos venceram uma vez.


Em 2004, a NHL cancelou a liga de 2004/2005, devido a disputas trabalhistas, no chamado lockout. A divergência ocorreu entre jogadores e as equipes, uma vez que os últimos, não dispondo das condições financeiras necessárias, recusaram-se a pagar os salários cada vez mais altos exigidos dos jogadores. Estes, em sinal de protesto, recusaram-se a jogar na liga de 2004/2005. A NFL Foi a primeira liga de esportes profissional a cancelar um campeonato inteiro, na América do Norte.

A liga retornou em 2005, agora com teto salarial, e novas regras, criadas para atrair maior público às arenas e gerar maior dinamismo e emoção aos jogos. O teto salarial, de forma indireta, acabou por nivelar mais as equipes, uma vez que o teto é o mesmo para todos.

Nenhum comentário: